Logo do supremo

Supremo Conselho Dos Graus Escoceses 4 a 33 para o Brasil

Nossa História

História do Supremo

"No inicio da década de 70, depois de vários entendimentos, mantidos pelos Irmãos de São Paulo, com dirigentes do Supremo Conselho do Grau 33, do Brasil, localizado à rua Lavradio, no Rio de Janeiro (RJ), resolveu-se criar, em São Paulo - Capital, o Consistório de Príncipes do Real Segredo n° 2, com sede na Rua São Joaquim, 457 - S. Paulo.Para presidir o novo Corpo subordinado, foi aprovado, por unanimidade, o Poderoso Irmão CÉSAR DUARTE AZADINHO

O novo Corpo desenvolvia suas atividades filosóficas na mais perfeita harmonia. Todavia, como em todas as sociedades em que figura a pessoa humana, começaram intrigas e injunções políticas pelo que se julgavam preteridos em seus anseios. Um nome capitalizava essas posições - era o Irmão ISMAEL ANDRADE CUNHA que ocupava o cargo de Grande Ministro de Estado, do novo Consistório. Sua ambição pelo poder alterou a razão e o bom senso desse Irmão que, começou a planejar a queda do Irmão AZADINHO, então Presidente do Consistório recém fundado.Tantas foram as "conversas", que o Supremo Conselho do Grau 33 do Brasil, influenciado pela personalidade do Irmão MOACIR ARBEX DINAMARCO, destituiu o Irmão AZADINHO de seu cargo, substituindo-o pelo Irmão CLEOMIDES DE OLIVEIRA SANTANA, militante na Maçonaria do Estado de Minas Gerais, onde residia.Tal Fato, na verdade, constituiu uma afronta aos integrantes do Consistório de São Paulo. Foi uma ofensa sem precedentes aos brios paulistas.O Irmão ORLANDO SIQUEIRA, homem de grande fibra Maçônica ocupava, na ocasião dos fatos, o cargo de Delegado Litúrgico do Supremo Conselho do Grau 33 do Brasil, não aceitou a insólita situação e colocou seu cargo à disposição.A atitude altaneira do Irmão ORLANDO SIQUEIRA, caiu como "sopa no mel" nas maquiavélicas tramas até então planejada, pois era isso que a cúpula carioca desejava. A vaga foi preenchida com a nomeação do Irmão ISMAEL ANDRADE CUNHA para exercer o ambicionado cargo de Delegado Litúrgico.

Irmão moacir arbex dinamarco

Os fatos relatados faziam parte de uma orquestração de há muito preparada: - planejava-se, à socapa, nas hostes do Grande Oriente do Brasil, a reeleição do Irmão MOACIR ARBEX DINAMARCO, como Grão Mestre Geral da Ordem. A historia já registrou e contou, em detalhes, esta trama, (os fatos estão minuciosamente relatados nas publicações: - "As causas da Separação", de Paulo Rodarte de Faria Machado;" A cisão no Grande Oriente do Brasil", de Jonas Andriani; "Grande Oriente Paulista - sua fundação e sua trajetória", de Arnaldo Faria e "Uma luz na historia", de Octacílio Schuler Sobrinho, entre outros escritos e conferencias feitos sobre os assuntos).

Últimas Publicações

Veja mais